Saiu hoje a lista com os 54 livros finalistas do Prêmio Portugal Telecom de Literatura em Língua Portuguesa.
Como participante do Júri Inicial do Prêmio, tive que votar em 5 dos mais de 400 livros inscritos. Confesso que fiquei com uma pontinha de orgulho ao ver que todos os meus escolhidos passaram para a segunda fase da votação. Além deles, alguns dos que fiquei em dúvida entre votar ou não também passaram (ainda bem!).
Fiquei sabendo que havia saído o resultado pelo Twitter, via Juliana Gomes, que por sua vez ficou sabendo através da portuguesa Isabel Coutinho. Retuitei o RT da Juliana e comentei sobre o PPT no meu perfil. Depois disso, se iniciou uma discussão bem animada sobre quem deve levar o Prêmio deste ano, com a participação da Myriam Kazue.
A conversa foi tão divertida que pensei em fazer este post e convidar a todos aqueles que queiram dar um pitaco para utilizar a caixa de comentários abaixo e fazer suas apostas.
Acredito que este ano “Leite derramado”, de Chico Buarque, leve o primeiro lugar. Não é o livro publicado em 2009 que eu mais gostei de ler nem o que eu gostaria mesmo que ganhasse, mas é uma obra de qualidade e relevância incontestáveis. Se “Leite derramado” levar o PPT, não será nenhuma injustiça.
Mas a disputa está bem equilibrada este ano, até porque em 2009 os autores brasileiros capricharam na produção literária. Menalton Braff, Antonio Carlos Viana, Edney Silvestre, Bernardo Carvalho, Mario Sabino e Ruy Espinheira Filho, além dos portugueses Antonio Lobo Antunes e José Saramago, são alguns dos nomes mais cotados (na minha opinião) para figurar entre os três vencedores.
Agora é esperar pra ver quais dessas 54 obras passarão para a fase final do Prêmio Portugal Telecom, que contará com os 10 livros mais votados pelo Júri Intermediário. Depois disso saberemos quem são os três ganhadores. Aguardem!
2 Comments