Sobre o autor

Por pouco não sou um nascido em quatro de julho. Nasci um dia depois, em 1983, em Feira de Santana, Bahia – onde moro, até o momento. Dizem que é a segunda maior cidade do Estado, mas tenho cá minhas dúvidas.

Desde 2003 tenho colaborado com sites literários. Em 2005, dois amigos e eu demos início ao blog 3 Vozes, no qual publicávamos nossa pretensa literatura. Nunca tivemos muitos leitores (fato que, modéstia à parte, não condiz com a qualidade de nossos escritos), mas fomos recomendados na coluna quinzenal “Conexão Blogger”, do Jornal do Brasil. Entramos em recesso em dezembro de 2006 com o projeto de voltarmos à ativa em 2007, em um espaço melhor e mais organizado.

Tenho quase certeza de que o Pessoas do Século Passado foi o primeiro site com o qual colaborei. Depois dele vieram o Simplicíssimo (coluna “Trocaditos”), o Paralelos (site e blog), o Argumento (coluna “Literando”) e o Digestivo Cultural.

Em dezembro de 2006 fui obrigado a me afastar das colaborações frequentes dos sites para me dedicar ao trabalho e ao Digestivo Cultural, de onde era, então, assistente de edição e colunista.

Além de textos (crônicas, contos, poemas, resenhas e artigos) espalhados em sites diversos, tenho textos publicados na Revista Centelha, revista literária editada pelos alunos de Letras da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp de Araraquara, um texto publicado no Suplemento Literário do Diário Oficial de Porto Alegre e três resenhas publicadas no Jornal Rascunho.

Além disso, tive a honra de, em 2006, participar da edição comemorativa de 50 anos do romance “O encontro marcado”, de Fernando Sabino. Foram selecionados quatro depoimentos de leitores para figurar no encarte feito especialmente para esta edição do livro, a 82ª. E lá estou, entre os quatro leitores. Um trecho do meu depoimento foi citado em artigo escrito pelo jornalista Mauro Ventura, publicado em uma edição especial do caderno “Prosa & Verso”, dedicada inteiramente ao Fernando, do jornal “O Globo” (edição do dia 07 de outubro de 2006).

Em janeiro de 2007 fui promovido a editor-assistente do Digestivo Cultural. Foi com muito orgulho e felicidade que recebi e aceitei sem pestanejar a proposta feita por Julio Daio Borges, editor do site.

Em abril, fui convidado (e aceitei também, claro) a integrar o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira

Meses depois, em julho, fui à Flip. De tabela, passei por São Paulo. Nessa andança conheci o pessoal do Digestivo e vários amigos que antes eram “virtuais”.

Em 2008 fiz parte novamente do Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.

2009 já começou com mais boas notícias:

Em fevereiro foram publicados, na revista Conhecimento Prático Filosofia, dois textos meus (dividi em três partes e republiquei aqui, aqui e aqui).

No mês seguinte, tive uma matéria publicada na revista Brasileiros (que você lê aqui).

Em abril fui mais uma vez convidado a integrar o Júri Inicial do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.

No mês de maio tive mais um texto publicado na revista Brasileiros, uma resenha do romance “Leite derramado”, de Chico Buarque.

Na revista Brasileiros de julho (edição de aniversário da revista) foi publicada mais uma resenha minha, do livro “Vida conjugal“, do escritor mexicano Sergio Pitol.

Em agosto, além de resenhar, na Brasileiros, o livro “A Santa Aliança“, do jornalista espanhol Eric Frattini, tive uma matéria publicada na revista Conhecimento Prático Literatura, sobre o romance “De paixões e de vampiros”, do escritor baiano Ruy Espinheira Filho, contendo uma resenha e uma pequena entrevista com o autor.

No mês de outubro, mais uma resenha na Brasileiros. Desta vez do livro “O poço/ Para uma tumba sem nome”, com duas novelas do escritor uruguaio Juan Carlos Onetti.

No final do mês, fui a Ouro Preto cobrir o Fórum das Letras de Ouro Preto para o site da mesma Brasileiros. (Mas, antes de chegar lá, passei por Belo Horizonte e atravessei o famoso arco do viaduto Santa Tereza; outros que fizeram a mesma “travessura”: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos, entre outros.)

Em novembro foi publicada uma matéria minha na revista Conhecimento Prático Literatura, sobre o livro “Olho por olho”, do jornalista Lucas Figueiredo (resenha do livro + entrevista com o autor).

Neste mesmo mês soube de uma das melhores notícias dos últimos tempos: foi publicado, no lendário Suplemento Literário de Minas Gerais, um artigo meu chamado “Os descaminhos da crítica literária brasileira”.

Fim do ano chegando e, na última edição de 2009 da Brasileiros, mais uma matéria minha, desta vez ocupando uma página e meia: resenha de “Se eu fechar os olhos agora”, romance do jornalista e escritor Edney Silvestre – a quem conheci em Ouro Preto – e uma entrevista com ele.

Em janeiro de 2010 foi publicada, na edição 30 da revista Brasileiros, uma resenha minha do romance “Vidas Novas”, do escritor alemão Ingo Schulze.

Um pouco antes, já na virada de 2009 para 2010, chegou às bancas a edição número 27 da revista Conhecimento Prático Literatura, com uma matéria minha sobre Fernando Sabino. (Leia aqui alguns trechos dela.)

Em fevereiro de 2010, mais duas matérias publicadas: a primeira, na revista Conhecimento Prático Literatura, uma entrevista com o escritor Antonio Carlos Viana.

A outra, na Brasileiros, uma resenha do livro “Três Tristes Tigres”, do escritor cubano Guillermo Cabrera Infante.

Em março de 2010, mais uma matéria publicada, desta vez na revista Conhecimento Prático Filosofia, uma resenha dos três livrinhos que compõem a coleção “Sobre o que nos perguntam os grandes filósofos”, de Leszek Kolakowski.

* * *

É necessário agradecer aqui ao meu amigo de longa data Vinicius Marques, que me incentivou a registrar o domínio e gentilmente o hospedou em seu servidor. Sem ele, este Entretantos.com.br não existiria tão cedo.

Atualizado em 29/01/2010

2 Comments

  1. Posted November 22, 2007 at 06:57 | Permalink

    Parabéns pelo seu blog. Gostei muito.

    Até mais.

  2. Marco
    Posted November 28, 2008 at 11:00 | Permalink

    Blog muuitissimo maneiro…meus sinceros parabéns!!!

    *Levando agora um pouco para o lado pessoal…gostaria muito de saber cm entrar em contato contigo,mesmo q por email…pois pelo visto vc tb éh um grande fã dos Stereophonics ^^(peço desculpas se n foi vc qm postou em fevereiro/2008 um up à respeito de cd’s da banda e tals)
    Se for possivel me agradaria muito se fosse correspondido!!!
    Grand abraço e mais uma vez parabéns pelo blog!!!

One Trackback

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*