Por conta das circunstâncias lamentáveis do fim do campeonato brasileiro – com direito a São Paulo ser goleado pelo Goiás na penúltima rodada, Flamengo chegando à liderança depois de o Corinthians entregar o jogo, Palmeiras perdendo a vaga na Libertadores na última rodada, Flamengo conquistando o título depois de alguns jogadores do Grêmio jogarem com displicência, pancadaria em Curitiba e no Rio de Janeiro, comemoração do título do Flamengo -, eu nem ia comentar nada sobre futebol aqui no blog.
Mas, por conta de algumas pessoas chegarem aqui via sistemas de busca, depois de digitarem os termos “hexa único”, resolvi escrever este post bem curto e grosso.
Amigos, o Flamengo não é Hexacampeão brasileiro. O único hexa legítimo é o São Paulo. O Flamengo conquistou hoje seu Pentacampeonato. É que não se pode considerar um dos títulos do rubro-negro carioca, o de 1987. A Wikipedia explica com mais detalhes, mas, basicamente, é o seguinte: em 1987 o futebol brasileiro viveu um dos tempos de maior palhaçada e confusão. Naquele ano, o Sport Club do Recife foi o campeão brasileiro, sendo o Flamengo campeão de um torneio paralelo. O presidente do São Paulo na época até reconheceu o título do Flamengo, mas, das duas uma: ou ele era um visionário e percebeu que, a longo prazo, o reconhecimento daquele título de mentirinha ajudaria o São Paulo (hoje apenas nós somos Hexacampeões legítimos) ou ele era mesmo lelé da cuca.
Pronto. É isso. O resto é conversa pra boi dormir.
9 Comments