Flamengo finalmente é penta

Por conta das circunstâncias lamentáveis do fim do campeonato brasileiro – com direito a São Paulo ser goleado pelo Goiás na penúltima rodada, Flamengo chegando à liderança depois de o Corinthians entregar o jogo, Palmeiras perdendo a vaga na Libertadores na última rodada, Flamengo conquistando o título depois de alguns jogadores do Grêmio jogarem com displicência, pancadaria em Curitiba e no Rio de Janeiro, comemoração do título do Flamengo -, eu nem ia comentar nada sobre futebol aqui no blog.

Mas, por conta de algumas pessoas chegarem aqui via sistemas de busca, depois de digitarem os termos “hexa único”, resolvi escrever este post bem curto e grosso.

Amigos, o Flamengo não é Hexacampeão brasileiro. O único hexa legítimo é o São Paulo. O Flamengo conquistou hoje seu Pentacampeonato. É que não se pode considerar um dos títulos do rubro-negro carioca, o de 1987. A Wikipedia explica com mais detalhes, mas, basicamente, é o seguinte: em 1987 o futebol brasileiro viveu um dos tempos de maior palhaçada e confusão. Naquele ano, o Sport Club do Recife foi o campeão brasileiro, sendo o Flamengo campeão de um torneio paralelo. O presidente do São Paulo na época até reconheceu o título do Flamengo, mas, das duas uma: ou ele era um visionário e percebeu que, a longo prazo, o reconhecimento daquele título de mentirinha ajudaria o São Paulo (hoje apenas nós somos Hexacampeões legítimos) ou ele era mesmo lelé da cuca.

Pronto. É isso. O resto é conversa pra boi dormir.

This entry was posted in Futebol. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

9 Comments

  1. daniel
    Posted December 7, 2009 at 00:40 | Permalink

    vai nessa…

    o campeonato brasileiro que o sport ganhou só era campeonato brasileiro no nome. os times grandes estavam no torneio que o flamengo ganhou, e foram todos devidamente surrados, pra variar. guenta que é hepta.

  2. Johnny
    Posted December 7, 2009 at 02:50 | Permalink

    Não sou rubro-negro, mas é um absurdo dizer que o Flamengo não é hexa. Qualquer pessoa que acompanhe futebol e tenha o mínimo de bom senso sabe disso. O torneio que o Flamengo ganhou em 87, a Copa União, foi fruto de uma tentativa dos clubes de organizar a própria competição e tinha claramente o status de primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

    Até porque, se o seu critério é o de adotar apenas e estritamente a nomenclatura oficial dos torneios, a coerência dita que você deve considerar que o São Paulo só possui um título mundial. Um mundial, ganho em 2005, e dois intercontinentais, conquistados na década de 90. Sim, porque de acordo com a nomenclatura oficial, o Campeonato Mundial de Clubes só existe a partir de 2000. Aquele torneio disputado anteriormente, entre o campeão europeu e o sulamericano, chamava-se Copa Intercontinental, e é algo completamente diferente de acordo com a FIFA.

    Claro, as pessoas de bom senso normalmente consideram os campeões da Copa Intercontinental como “campeões mundiais”, já que os torneios têm o mesmo valor. Mas você parece adotar um critério diferente…

  3. Posted December 7, 2009 at 05:09 | Permalink

    Rafael, sou Cruzeirense, morei em BH por muitos anos, e aparentemente não tenho nada a ver com essa história, mas sou obrigado a meter o bedelho.

    A CBF está demorando muito para reconhecer a Copa União de 1987, módulo verde como título oficial, como fez com a Copa João Havelange em 2000 vencida pelo Vasco.

    Os principais times do país disputaram o módulo verde, inclusive o seu São Paulo. O Sport venceu o módulo amarelo, organizado pela CBF. Naquele tempo, havia uma briga política que culminou na formação do Clube dos 13. Os clubes do módulo verde, os maiores do país, recusaram-se a disputar com Sport e Guarani, campeão e vice do módulo amarelo, um quadrangular final.

    Afinal, os maiores clubes estavam no módulo verde, o módulo amarelo foi uma espécie de série B.

    O Flamengo é sim legitimamente 6 vezes campeão brasileiro. Talvez o título de 2009 sirva para a CBF proclamar oficialmente Flamengo e Sport os campeões oficiais de 1987.

    Ou você prefere afirmar que o São Paulo não disputou o Brasileiro de 87?

    Pra mim o Cruzeiro disputou o torneio entre os maiores, e foi semifinalista, sendo eliminado pelo Inter.

  4. Posted December 7, 2009 at 05:11 | Permalink

    Esqueci de deixar um abraço!

  5. Rafael Rodrigues
    Posted December 7, 2009 at 11:30 | Permalink
  6. Posted December 7, 2009 at 12:53 | Permalink

    Sim, o texto explica tudo. E convenhamos – a CBF precisa proclamar ambos campeões e corrigir esse erro grosseiro.

  7. Rafael Rodrigues
    Posted December 7, 2009 at 13:01 | Permalink

    Pois é, Manuel. Mas eu adoraria que ela declasse apenas o Sport como campeão. hahaha Abraço pra você e valeu pela visita/comentário! O mesmo vale para o Johnny! Pro Daniel, não. Nele dou uns cascudos depois, pela petulância! uauhauhauhahuha

  8. Castro
    Posted December 8, 2009 at 02:50 | Permalink

    Só quem acredita nessa conversa de “penta” é gente sem cultura. Só quem vive de ver novelas mesmo. A CBF, a CONMEBOL, a FIFA reconhecem o Sport como legítimo e único campeão daquele ano. E nem se quisessem mudar agora poderiam pois trata-se de um processo transitado em julgado no STF o que quer dizer que não cabe mais nenhum recurso. O Flamengo deveria ter jogado contra o Sport em 87, não o fez , perdeu para sempre.

  9. Ricardo
    Posted April 17, 2010 at 16:06 | Permalink

    FIFA, CONMEBOL, CBF e até a JUSTIÇA BRASILEIRA são unanimes, SPORT É O VERDADEIRO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987.

    A Rede Globo manipuladora, imoral, prostituta… deveria ser processada, e ter sua licença cassada por continuar a propagar imoralidade… e mentira.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*