Dois anos depois…

Na Revista Cult de abril de 2006, li um ensaio de Thales Guaracy sobre o livro “The breaking point”, de Stephen Koch. Em 1937, em meio à guerra civil espanhola, o professor José Robles Pazos é assassinado. Esse trágico acontecimento provoca o afastamento de dois grandes amigos: os escritores John Dos Passos (amigo de Robles) e Ernest Hemingway.

Para entender melhor essa história, é bom ler o texto de Guaracy. E para ir mais a fundo, é bom ler o “O ponto de ruptura“, tradução de “The breaking point” recém-lançada pela Difel, que em breve terei em mãos. Uma grande e feliz coincidência: ele chegou na loja quarta-feira e foi parar justamente em minhas mãos.

Detalhe: o assassinato do professor Robles e a ruptura dessa amizade são fatores determinantes para o fato de você, caro leitor, cara leitora, muito provavelmente não ter idéia de quem tenha sido John Dos Passos e ao menos já ter ouvido alguém falar em Ernest Hemingway.

Pois é com bastante convicção que lhe digo: Dos Passos tem uma importância literária se não maior, ao menos igual à de Hemingway. Na minha opinião, bem maior. Mas ainda é cedo para eu afirmar isso com certeza absoluta. Dêem-me alguns anos. Se alguém por aí já afirmou, excelente, assino embaixo.

P.S.: Por coincidência, alguns dias antes de ler o ensaio, eu havia comprado o livro “Paralelo 42“, de Dos Passos, primeiro volume da trilogia USA (o segundo volume é “1919” e o terceiro “O grande capital”; todos publicados pela editora Rocco, que precisa reeditá-los, inclusive). Na época, quando comecei a ler “Paralelo 42”, logo percebi que tinha em mãos uma obra estupenda, fenomenal. O que não aconteceu quando li alguns contos de Hemingway…

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By » Tarefa para uma vida toda Entretantos on November 5, 2008 at 21:44

    […] “Os criadores”, entre outros. Fora delas, Stephen Koch, autor de “O ponto de ruptura“, “Oficina de escritores” – de onde todo o trecho acima foi retirado -, entre […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*