Tudo pela Bahia

Como vocês sabem – espero eu -, o senador pelo Estado da Bahia ACM (Antônio Carlos Magalhães) faleceu hoje pela manhã.

Quem mora fora da Bahia não tem noção do impacto que a morte de ACM tem sobre boa parte do povo baiano. Antônio Carlos não era visto com bom olhos pela maior parte do povo brasileiro. Mas, aqui na Bahia, ACM tinha grande prestígio. Tinha inimigos políticos e muita gente não simpatizava com ele, é verdade, mas a maioria dos baianos era eleitor de ACM e arrisco dizer que muita gente gostava dele de verdade, como pessoa. E digo mais: até os inimigos políticos de ACM, ou eleitores que faziam questão de discursar contra ele nas eleições, o admiravam.

Não sei como explicar isso. Nem tenho conhecimento para tanto. O que disse acima são minhas impressões, resultado do que já li e ouvi falar sobre ACM e de alguma experiência própria (leia-se: conversas sobre política). Eu, que era petista – hoje já não sou mais -, sempre votei no PFL, aqui na Bahia. Por mais que falem horrores de ACM, a verdade é que ele fez muito pelo seu estado.

Bom, não vou seguir falando sobre o que pouco sei. Em uma fala de cerca de 3 minutos a jornalista Lucia Hippólito (a única que, quando o Jô Soares resolve fazer aquela mesa redonda de jornalistas mulheres, fala alguma coisa que preste) faz um ultra-mini-resumo da personalidade e da trajetória de Antônio Carlos. É bem curtinho, mas já dá pra ter uma noção de quem foi o homem. Ouçam lá, na CBN de novo. O arquivo de hoje, 20 de julho.

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/politica.asp

P.S.: Para quem quiser ouvir mais sobre o que ACM representou para o Brasil e, mais especificamente, para a Bahia, é só clicar no link abaixo e ouvir o Merval Pereira (o arquivo do dia 20 de julho). Eu nem gosto muito dele, mas ele foi bem justo e sóbrio no que falou.

http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/comentarios/merval.asp

This entry was posted in A vida como ela é. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Comment