Shout it out, dos irmãos Hanson

O lançamento oficial de “Shout it out“, oitavo álbum de estúdio dos irmãos Hanson, é hoje, dia 08 de junho, mas já faz alguns dias que o disco pode ser ouvido na íntegra através do perfil que a banda mantém no MySpace. Os Hanson, você deve lembrar, são os responsáveis por uma das músicas mais grudentas e executadas de todos os tempos: “MMMBop”. Os moleques que a cantavam cresceram, se tornaram pais e vêm fazendo boa música há anos.

“Thinking ’bout something”, primeiro single do novo trabalho, foi lançado em meados de abril e o seu clipe recebeu muitos elogios por prestar homenagem a uma cena do filme “The Blues Brothers“, de 1980, que contou com a participação especial de ninguém menos que Ray Charles.

“Shout it out” é um disco alegre e despretensioso – no bom sentido -, mas ao mesmo tempo ambicioso. Os três irmãos vêm de trabalhos mais introspectivos e “adultos”, digamos assim: “Underneath”, de 2004, um belíssimo disco, mas ainda indeciso entre o pop e as melodias mais trabalhadas; e “The Walk”, de 2007, o grande trabalho do Hanson até aqui. “The Walk” é um disco maduro, muito mais coeso e preciso que os anteriores. Na verdade, a banda começou a dar indícios de que estava deixando de ser um trio de garotos em “This Time Around”, de 2004, que é um bom álbum, mas que foi sufocado pela balada extremamente melosa “Save me” e pela animadinha “If Only”, que foram as canções mais famosas daquele trabalho. O que é uma pena, porque há outras músicas boas no disco, sendo a que o intitula um rock’n’roll vigoroso, muito bem executado e com uma ótima letra.

Talvez os primeiros discos sejam o motivo que leva muita gente a não levar a sério os irmãos Hanson. Mas não dar atenção ao trio é perder a oportunidade de testemunhar a evolução de uma banda que está na estrada desde 1992, e que vem evoluindo musicalmente com o passar dos anos.

“Shout it out” não é um álbum que segue exatamente o caminho dos anteriores, mas ao mesmo tempo faz uma mistura do melhor de tudo o que os Hanson fizeram até aqui, e por isso mesmo é um disco corajoso. Porque não é qualquer artista que consegue transitar pelo rock e pelo pop com a facilidade com que eles fazem. Houve a inserção de metais em algumas das músicas e o viés mais acústico, iniciado em “Underneath”, e o mais roqueiro, com uma maior utilização de guitarras, em “The Walk”, foi deixado um pouco de lado. Agora, o piano fala mais alto e os metais dão às canções uma aura de alegria e felicidade contagiante. Como eles mesmos disseram em uma das entrevistas de divulgação do álbum, eles decidiram que era hora de se divertir um pouco, e “Shout it out” é a expressão musical dessa vontade.

Mesmo assim, as influências que fizeram tão bem aos discos anteriores não foram esquecidas. Canções como “Carry you there”, “Use me up”, “These walls”, “Musical ride”, “Voice in the chorus” e “Me, myself and i” provam que a banda está ainda mais experiente.

Assim como os Hanson, nós, que estamos longe dos holofotes, somos cobrados o tempo inteiro. Se jovens, pelo desempenho nos estudos; se adultos, por cumprir obrigações e assumir responsabilidades; se mais adultos ainda, por dar uma vida digna à família. E às vezes chegamos ao ponto de esquecermos que é necessário ter alguma diversão, uma folga, uma via de escape. “Shout it out” é justamente isto: o lembrete de que todos nós precisamos de férias.

Ouça o disco. E não se esqueça disso.

This entry was posted in Música. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

38 Comments