Relevância, segundo o Houaiss

Li alguns comentários sobre meu último texto publicado no Digestivo, e gostei do que li. Me agrada ver as pessoas discutindo, indicando o texto. Não por ele ser meu, mas sim porque é sempre bom recomendar, compartilhar, discutir. E, vá lá, admito: por ele ser meu, também.

Nele, falei sobre relevância. E isso gerou certa discussão. Inclusive sobre o conceito de relevância. Vejamos o que a versão eletrônica do dicionário Houaiss nos diz sobre a palavra:

“- adjetivo de dois gêneros
1 que tem relevo, que tem importância
2 que se salienta, que sobressai
3 de grande valor ou interesse
– substantivo masculino
4 o essencial, o indispensável”

Foi nesse sentido que utilizei a palavra. Explicando melhor: não desejo que todos os blogs sejam relevantes. O que quis dizer é que, na blogosfera brasileira, são poucos os blogs realmente importantes, que fazem diferença. E, se eu digo isso, é porque vejo blogueiros reclamando para si a alcunha de relevantes, de importantes. O que, a rigor, não são.

Ora, é óbvio que existem blogs importantes, no Brasil. Aliás, afirmar o contrário seria de uma imbecilidade sem tamanho. Mas blogs assim existem poucos. E eles não estão, salvo raras exceções, entre os mais acessados.

Pra terminar, ao menos por enquanto: blogueiros não são jornalistas. Alguns jornalistas têm blogs, e podem até ser chamados de blogueiros, com alguma boa vontade. Mas, repito: blogueiros não são jornalistas (de novo: salvo raras exceções).

This entry was posted in A vida como ela é. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

3 Comments

  1. Renata Miloni
    Posted April 18, 2008 at 05:36 | Permalink

    E não se esqueça de que as pessoas lêem tudo na internet com um olho só.

  2. Posted April 18, 2008 at 12:49 | Permalink

    Oi Rafael eu gostei muito do seu texto e confesso que aproveitei sua sinceridade para trazer á tona outro lado da moeda que é deixar claro a diversidade dos nichos que se criam e o quanto os rankings devem ser “desprezados” quando olhamos a blogosfera. eu compreendo muito bem o quanto é importante melhorar a qualidade de conteúdo e concordo contigo, mas tenho receio quando a gente afirma essas coisas em cima de rankings. prazer em conhecê-lo! acabei chegando aqui por outro blog ao invés do digestivo…navegação louca

  3. Rafael Rodrigues
    Posted April 18, 2008 at 19:02 | Permalink

    Valeu, Ceila! Sobre os rankings, o problema é que levam eles a sério. Muita gente acha que, por ser bastante visitado, o endereço é bom. E não é bem assim. No mais, seguimos debatendo. Abraço!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*