O fim da Discografias

Conseguiram fechar a comunidade Discografias no Orkut. Era onde eu costumava encontrar links para baixar uma porrada de cds que, no mais das vezes, compraria depois.

As gravadoras precisam entender uma coisa: a pirataria não vai acabar com medidas como essas. Aficcionados por música certamente vão encontrar outras maneiras de compartilhar músicas, e de centralizar os links dos servidores com os arquivos para download.

Outra coisa que elas precisam entender é que existem idiotas como eu que baixam o cd e depois compram. Foi assim com o novo do U2, foi assim com o Chinese Democracy, foi assim com o último ao vivo do Los Hermanos (comprei o dvd e Cássia me deu o cd), enfim, eu já perdi as contas de quantos cds baixei e comprei depois.

Se as vendas estão diminuindo, que encontrem outras maneiras de aumentá-las. Como estão tentando fazer, colocando cds mais baratos no mercado, com embalagens econômicas e sem encarte. Ao que me consta, não tem executivo de gravadora nenhuma passando fome ou com dificuldades financeiras. Longe de defender a pirataria, mas ela mata a fome de muita gente que geralmente não encontra outra saída a não ser vender cds e dvds piratas. É triste e idiota dizer isto, mas a pirataria é a sobrevivência de muitas famílias por aí. E se ela salva a vida de um punhado de gente, paciência, ela tem que fazer mesmo parte do sistema.

E as gravadoras precisam encontrar outros meios de faturar mais. Esse negócio de proibir o acesso a arquivos de música gratuitos é uma bobagem. Até porque tem banda que só estoura por causa da internet. O que seria do Los Hermanos se “Anna Julia” não tivesse circulado adoidada por aí?

Agora, se tão com uma pá de discos encalhados, culpa deles, por colocar coisa ruim no mercado. O disco novo do The Verve, por exemplo, é uma droga. Baixei, não gostei, não vou comprar. O novo do Chris Cornell também, é uma bomba. Não vou comprar. Em contrapartida, vou comprar ainda os novos do Skank, do Jota Quest, do Killers, do R.E.M., do James Blunt… todos eles eu baixei e só estou estou esperando um mês mais tranquilo para comprar. Talvez mês que vem.

Enfim. É só um protesto contra essa decisão boba de fecharem uma comunidade tão útil como a Discografias. Até porque só lá dava pra encontrar discos de certas bandas. Aqui no Brasil não saiu disco do Better Than Ezra, nem do Gin Blossons, nem do Nine Days, nem do Dispatch, enfim, uma porrada de bandas boas que vocês nem imaginam existir e que é difícil de encontrar até mesmo as mp3, imaginem os cds (só importados).

This entry was posted in A vida como ela é, Música. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments