O destino bate à sua porta

O destino bate à porta” é um dos poucos livros do gênero policial que suporta uma segunda leitura. É um romance noir único, de estilo nervoso, muscular, apesar da aparente simplicidade. Corajoso também, de uma ousadia ímpar. Não é à toa que Albert Camus lhe reconhecia os méritos. Só comparável a “Santuário”, de Fawlkner, “A lua na sarjeta”, de Goodis, e a um ou outro livro de Hammett e Chandler. A bela edição da Companhia das Letras fez, afinal, justiça à qualidade do livro.

O comentário é de Mayrant Gallo, meu eterno professor de teoria literária e um dos melhores escritores brasileiros em atividade.

Lembro quando ele citou a obra em uma de suas aulas, logo no primeiro semestre do curso. E tenho anotado, em uma das páginas do caderno que usei naquele semestre, o título do livro. De lá pra cá já se foram quatro anos.

O plano é finalmente comprar o livro comprá-lo esta semana.

This entry was posted in Citações, Consumismo, Livros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments

  1. Posted February 21, 2007 at 13:43 | Permalink

    filme e livro: quero os dois!

  2. Posted March 29, 2007 at 08:20 | Permalink

    Oi, Rafael, nem me lembrava mais deste comentário que deixei lá na Cia. das Letras. Obrigado por resgatá-lo e por tudo o mais. Abraço, Mayrant.

One Trackback

  • […] Não sei pra quê falei do livro. Fiz o pedido nas Americanas e já estava esperando ansioso por ele. Na hora do “vamo ver”, me avisam que não tinham mais o livro em estoque. Fui obrigado a trocar “O destino bate à sua porta” por “Shosha“, romance de Isaac Bashevis Singer. Eu queria “Shosha” há tempos, é verdade. Mas tava doido pra ler o livro do Cain. Paciência. Pego ele depois. […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*