Homem no escuro, de Paul Auster

O mais recente livro de Paul Auster sequer foi lançado nos Estados Unidos e já está na pré-venda da Saraiva, com foto de capa e tudo. Procês terem uma idéia, “Homem no escuro” não está nem na página de lançamentos  e futuros lançamentos da Companhia das Letras, não tem sinopse no site da Saraiva e nem mesmo sinopse do livro em inglês, “Man in the dark”, na Livraria Cultura. Apesar disso tudo, já foi resenhado na Economist.

A história é interessante, apesar do fim broxante da resenha: “Mr Auster is a fine writer, but this is not his best work.” August Brill é um revisor ou resenhista de livros (“book reviewer”, alguém me socorra!) que vive com a filha, Miriam e a neta, Kelly – que perdeu o namorado na guerra do Iraque. Sua esposa, Sonia, morreu – há pouco tempo, é o que parece – e ele ainda não se acostumou com o fato. Para evitar pensar na morte de Sonia, August cria um mundo paralelo onde Sonia ainda vive, o World Trade Center ainda existe e os EUA não invadiram o Iraque. Mas parece que um personagem criado por August, Owen Brick, meio que cria vida, e se volta contra seu criador. A resenha conta o resto, mas eu não conto nem contaria, porque, sei lá, é meio que entregar o livro de bandeja.

(Bom, ao menos foi o que entendi da resenha, com meu parco inglês.)

Nos EUA e na Inglaterra, “Man in the dark” será lançado dia 21 de agosto (alguém me corrija se eu estiver errado). É estranho, mas aqui o lançamento está previsto, segundo o site da Saraiva, para o dia 08 de agosto. Sendo que o livro não está nem na seção “No Prelo” da Livraria Cultura.

Meio estranho tudo isso, mas enfim, que venha o novo do Auster. Vai ser mais um dele na minha estante.

This entry was posted in Livros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments