Chego em casa do trabalho e vejo uns e outros querendo provar que os astronautas americanos Neil Armstrong e Buzz Aldrin não pisaram na Lua. Não obstante minha falta de paciência para essas bobagens, fiquei pensando: “e daí?”.
E daí que eles não tenham pisado na Lua? E daí que tudo seja uma farsa? O Lula também não é? E, no entanto, ele continua aí, com mais de 80% de aprovação…
Querer provar que o homem não foi à Lua é mais ou menos como dizer a uma criancinha, só de maldade, que Papai Noel não existe. É óbvio que não se deve alimentar ilusões, mas tudo tem seu tempo – ao menos no caso do Papai Noel.
No caso da missão à Lua, sinceramente, não vejo motivo para tentar provar que ela não aconteceu. Quem quer viver num mundo onde o homem não chegou à Lua? Quem quer viver num mundo onde Neil Armstrong, Buzz Aldrin, Michael Collins, John F. Kennedy, a Nasa e toda a imprensa norte-americana da época são mentirosos?
Eu não quero.
***
Recebi dois livros hoje, ambos da editora Planeta. “Balzac“, de Jonhannes Willms, e “Beber, jogar, f@#er“, de Andrew Gottlieb. O título do segundo é, óbvio, um sarro com “Comer, rezar, amar“, de Elizabeth Gilbert. O primeiro, claro, é uma biografia de Honoré de Balzac. Espero poder escrever sobre eles em breve.
***
Recebi, também, a Brasileiros de julho. Procurem nas bancas e comprem!
***
O São Paulo perdeu de novo, desta vez para o Atlético Mineiro. Placar: 2 a 0 para os mineiros. Quero ver até quando a diretoria são-paulina vai segurar o técnico de brinquedo e manter as maçãs podres cariocas. É preciso tomar uma atitude decente e afastar alguns jogadores. Do jeito que a coisa anda, o destino é a série B em 2010.