Detalhes da viagem

Este post é só mesmo para complementar a coluna do Digestivo. Porque algumas coisas são pessoais demais para serem ditas na coluna, e talvez não fariam sentido para os leitores do site.

Sobre o metrô, por exemplo. Cassia e eu ficamos boquiabertos ao ver como o metrô é importante para a cidade, e também muito simples de se andar. Não pegamos ele e horário de pico, então não chegamos a passar aperto lá, mas a impressão que tivemos dele é que, se você tiver atenção e não der muito vacilo, é supertranquilo andar de metrô. Ainda mais porque Cassia fez todos os nossos roteiros através do Google Maps – dica do Barbão, que também nos deu vários macetes do metrô.

Desta vez a viagem foi mais tranquila no aspecto “trabalho virtual”, digamos assim. Quando fomos à Paraíba, ano passado, por mais que eu tivesse deixado boa parte do trabalho do Digestivo adiantado, sempre precisava consultar emails ou verificar alguma coisa do site. Desta vez, levei meu netbook, que havia comprado justamente no dia anterior ao nosso embarque. Uma dívida que não poderia ser feita, mas as circunstâncias a fizeram necessária. Para acessar a internet eu dependia do wi-fi de onde estivesse, porque não tenho ainda cacife para bancar uma conexão 3G. Nos aeroportos de Salvador e São Paulo não há wi-fi gratuito, você precisa ou comprar um cartão de acesso com determinado tempo de conexão – que, em Guarulhos, custa os olhos da cara, 1 hora é 18 reais, se não me engano -, ou consumir algo em algum local que tenha conexão wi-fi disponível para clientes. Em Salvador tomamos um café num lugar que não lembro o nome e usamos a conexão deles. Em Sampa não foi necessário, mas descobrimos que o McDonald’s tem esse “brinde” para quem come lá.

Mas não foi uma viagem tranquila no que diz respeito a tempo. Tínhamos apenas 4 dias para aproveitar uma cidade que é impossível de ser aproveitada mesmo que você passe toda a sua vida morando nela. Claro que sabíamos que não haveria como fazer muita coisa, e por isso selecionamos bem o que iriamos fazer. Mas ainda assim algumas coisas ficaram para uma próxima visita, como ir ao MASP ou à Casa das Rosas, por exemplo.

Uma das coisas que fizemos em Sampa foi ir à redação da revista Brasileiros. A relação que tenho com o pessoal da revista, contato que começou este ano, é tão boa que eu fiquei maravilhado. Queria muito ir lá, agradecer pessoalmente pelas oportunidades e tal. E foi o que fizemos.

Conhecemos, também, uma agente literária, a Marisa Moura, da Página da Cultura, a quem conheci totalmente por acaso, na internet. Conversamos sobre mercado editorial, novos autores, sobre as agências literárias, sobre Twitter, enfim, uma porção de coisas. Daqui pra 2011 convenço ela a ser minha agente.

Passamos uma tarde quase inteira com o Humberto Werneck, que fez as vezes de guia turístico por um bom pedaço da avenida Paulista. Conversamos um bocado, rimos bastante. O Humberto é uma figuraça.

Fomos várias vezes à Livraria Cultura do Conjunto Nacional. Se ela já era enorme, quando fui lá em 2007, agora é maior ainda, por conta das lojas exclusivas que foram abertas depois, do Instituto Moreira Salles, da Companhia das Letras e da Record. Não sei se terei a oportunidade, mas adoraria trabalhar um bom par de anos lá.

No nosso penúltimo dia em Sampa – ou último, já que o dia seguinte serviu apenas para voltarmos -, fomos conhecer uma amiga de Cassia, a Fabiana, até então uma amizade virtual. Almoçamos na casa dela e depois fomos a um shopping, com ela e o namorado, o Romulo, que é uma figuraça. É uma pena não morarmos na mesma cidade, porque, se morássemos, seriam companhia sempre bem-vinda.

E acho que é só. Se eu não postar nada amanhã, Feliz Ano Novo pra vocês!

***

P.S.: Ficamos hospedados na Pousada Valparaíso, que faço questão de citar, lincar e recomendar. Já fiz isso na coluna, mas repito a menção aqui no blog.

This entry was posted in A vida como ela é. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By 5 Minutos » Blog Archive » São Paulo em 4 dias. on December 31, 2009 at 00:23

    […] Enquanto organizo as ideias por aqui, confiram a coluna sobre a viagem publicada por Rafael, no site do Digestivo Cultural e um post complementar publicado no seu site Entretantos. […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*