A história da farra das passagens aéreas é muito mais grave do que parece. No vídeo abaixo, Alexandre Garcia conversa sobre o assunto com Carlos Mário Velloso (ex-presidente do STF) e José Carlos Cosenzo (presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público).
Uma das ideias de Carlos Velloso é colocar um fim nas mordomias todas dos políticos. Nada de auxílio isso, auxílio daquilo, cota pra isso, cota praquilo. Os deputados e senadores teriam uma remuneração fixa e administrariam suas viagens e apartamentos com esse dinheiro. Outro ponto interessante abordado na conversa foi o seguinte: todos os deputados e senadores têm direito a passagens para o Rio de Janeiro (não sei exatamente se apenas uma ida/volta por mês ou se mais) pura e simplesmente porque a capital federal foi o Rio de Janeiro e ninguém teve a envergadura moral de propor o cancelamento desse privilégio.
Enfim. É uma conversa tranquila, sem polêmica nenhuma ou ânimos exaltados, mas é sempre bom assistir a coisas assim pra ter uma ideia de como a coisa é suja e baixa.