Sobre o Abril Blogs

A editora Abril resolveu montar sua plataforma de blogs e convidar alguns dos blogueiros mais relevantes do Brasil para integrar seu portal. Uma bela idéia, uma bela iniciativa. Isso se os Termos e Condições de Uso do Abril Blogs não fossem tão restringentes e limitados.

Para ser sincero, nunca li termo nenhum de aceitação de nenhuma plataforma onde tive blog. E olha que eu já tive blog hospedado na Weblogger, no Uol, no Blogspot e no WordPress. Eu saía concordando e pronto. Mas a repercussão (aqui você lê uma e aqui você lê outra; aqui você vê a repercussão no Twitter) sobre a iniciativa da Abril foi tão grande e tão negativa que resolvi ler os termos e condições da Abril e passar o olho nos termos e condições do WordPress.

Enquanto o WordPress dá total responsabilidade e autonomia ao usuário, ao blogueiro, deixando claro que, se o ele não romper com nenhum princípio ético, vai tudo bem, tudo normal e todo mundo é feliz para sempre, além de o conteúdo publicado ser de inteira responsabilidade e propriedade do blogueiro, a Abril deixa claro que todo conteúdo publicado será de inteira propriedade dela. Exime-se, claro, de qualquer responsabilidade sobre o blog, assim como o WordPress, e preza pelos princípios éticos como o WordPress, mas pelo que vi, dá uma autonomia mínima ao blogueiro. Um post como o que fiz abaixo, por exemplo, não poderia ser publicado no Abril Blogs (pois “O Usuário se compromete a não utilizar o serviço de blogs da Abril para a publicação, criação, armazenamento e/ou divulgação de:” … “b) Banners publicitários e/ou qualquer tipo de comércio eletrônico.”). Além disso, eu não poderia buscar parcerias para o meu próprio blog. A Abril deixa claro que isso não é permitido.

Ou seja: o blogueiro fica restrito a dar conteúdo à Abril. É óbvio que isso traz uma certa visibilidade para o indivíduo. O que pode trazer oportunidades de trabalho e tal. Mas há um erro enorme no fato de não dar autonomia ao blogueiro. É essa a falha do projeto: o contrato. Se os termos da Abril fossem iguais aos termos do WordPress, ou ao menos bem parecidos, não haveria problema. Seria um excelente negócio para um blogueiro que está começando ou que não tem tanta audiência. Para os “dinossauros” da blogosfera, que já faturam com seus blogs, não faria muita diferença. Aliás, seria prejuízo.

Sobre a repercussão, a blogosfera continua precisando envelhecer. Poucos foram os que conseguiram escrever algo que realmente acrescentasse a discussão provocada pelos blogueiros estouradinhos e chorões de plantão. Mas é assim mesmo: um dia a coisa melhora.

This entry was posted in A vida como ela é. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

  • By Post de links - 3 : Amálgama on September 13, 2008 at 13:59

    […] “Sobre o Abril Blogs” Enquanto o WordPress dá total responsabilidade e autonomia ao usuário, ao blogueiro, deixando claro que, se o ele não romper com nenhum princípio ético, vai tudo bem, tudo normal e todo mundo é feliz para sempre, além de o conteúdo publicado ser de inteira responsabilidade e propriedade do blogueiro, a Abril deixa claro que todo conteúdo publicado será de inteira propriedade dela. […]

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*