Relevância, segundo o Houaiss

Li alguns comentários sobre meu último texto publicado no Digestivo, e gostei do que li. Me agrada ver as pessoas discutindo, indicando o texto. Não por ele ser meu, mas sim porque é sempre bom recomendar, compartilhar, discutir. E, vá lá, admito: por ele ser meu, também.

Nele, falei sobre relevância. E isso gerou certa discussão. Inclusive sobre o conceito de relevância. Vejamos o que a versão eletrônica do dicionário Houaiss nos diz sobre a palavra:

“- adjetivo de dois gêneros
1 que tem relevo, que tem importância
2 que se salienta, que sobressai
3 de grande valor ou interesse
– substantivo masculino
4 o essencial, o indispensável”

Foi nesse sentido que utilizei a palavra. Explicando melhor: não desejo que todos os blogs sejam relevantes. O que quis dizer é que, na blogosfera brasileira, são poucos os blogs realmente importantes, que fazem diferença. E, se eu digo isso, é porque vejo blogueiros reclamando para si a alcunha de relevantes, de importantes. O que, a rigor, não são.

Ora, é óbvio que existem blogs importantes, no Brasil. Aliás, afirmar o contrário seria de uma imbecilidade sem tamanho. Mas blogs assim existem poucos. E eles não estão, salvo raras exceções, entre os mais acessados.

Pra terminar, ao menos por enquanto: blogueiros não são jornalistas. Alguns jornalistas têm blogs, e podem até ser chamados de blogueiros, com alguma boa vontade. Mas, repito: blogueiros não são jornalistas (de novo: salvo raras exceções).

This entry was posted in A vida como ela é. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

3 Comments