Você entrou no shopping para comprar o presente de Natal da sua mulher/garota, ou dos seus filhos, ou dos seus pais. E, claro, alguma coisa para você, também, afinal, você merece.
Fim de ano, shopping lotado. Árvore de natal, Papai Noel por ali etc. Você está passando na frente de uma livraria e nota uma movimentação diferente. Resolve parar um pouco e observar: há um homem no primeiro andar, na frente de um computador e um grupo de pessoas o observando. Perto de tudo, uma placa com os dizeres “O escritor na livraria”.
Você resolve entrar na livraria e ver de perto o que está acontecendo. Um vendedor se aproxima, o cumprimenta e você pergunta: “o que é aquilo?”, apontando para o homem sentado na frente do micro.
O vendedor responde: “É um projeto chamado ‘O escritor na livraria’. Aquele é o escritor Thales Guaracy, ele está escrevendo um romance aqui, ao vivo!”.
Você acha a idéia sensacional e se belisca para ter certeza de que não está sonhando.
Não, não está. O beliscão foi forte demais, aliás.
***
Mas então. Foi só uma historinha bonitinha para avisar que, a partir do dia 05 de dezembro, o escritor Thales Guaracy estará escrevendo seu novo romance, intitulado “O caminho da Incerteza”, ao vivo, na Livraria da Vila do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.
A idéia é mais que sensacional. É ousada, excepcional. Eventos literários, como oficinas e palestras certamente ajudam a desmitificar a figura do escritor na sua torre de marfim, mas colocar um autor trabalhando num shopping atingirá um público não só maior, mas também bem mais diversificado.
Quem tiver oportunidade, apareça lá na Livraria da Vila para ver Thales Guaracy em ação. Quem não puder estar pessoalmente lá, como eu, pode acompanhar o trabalho do escritor pelo blog O escritor na livraria.