Pneumotórax

Ontem vendi um “50 poemas escolhidos pelo autor“, de Manuel Bandeira, pela Estante Virtual, e deixei o exemplar separado aqui pra embalar e mandar pelo correio amanhã. Cássia viu, comentou que o livro é bonito e eu peguei o outro exemplar, que está aberto, e mostrei a ela. Daí, não sei por qual razão, inventei de colocar no som o CD que vem junto com o livro, com poemas recitados pelo escritor pernambucano. Qual não foi minha surpresa ao ouvir “Pneumotórax”, um dos poemas mais sensacionais da literatura brasileira. Depois de continuarmos ouvindo e lendo mais alguns, resolvi que vou ficar com o outro exemplar. Minha ideia era vender os dois, mas não dá pra se desfazer de algo assim. Pra quem não conhece, aí vai o “Pneumotórax”:

Febre, hemoptise, dispnéia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico:
– Diga trinta e três.
– Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
– Respire.

– O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
– Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
– Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

This entry was posted in Citações, Livros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments

  1. Posted April 30, 2009 at 09:10 | Permalink

    Ainda bem que você tinha outro exemplar. Já pensou se, antes de embalar o livro, você mudasse de opinião? Encontrar-se-ia em uma situação surreal: vender o livro pela estante virtual e comprar um novo na Cultura!!! Rss!

    Abraço,
    W.M.Carvalho
    http://esquinasludicas.blogspot.com/

  2. Rafael Rodrigues
    Posted May 1, 2009 at 00:06 | Permalink

    hahahahhaa boa, Wellington! o pior é que estou numa indecisão danada: tiro alguns livros de lá, pra ficar pra mim, ou vendo mesmo? é que muitos deles eu sequer folheei direito. mas como o vazio do bolso tem doído mais, vou deixá-los lá por enquanto. Abraço!

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*