O Desinformante!

Aluguei o DVD de “O Desinformante!” por causa de Matt Damon, que interpreta o personagem principal do filme.

Baseado em uma história real, ele conta a história de Mark Whitacre, executivo de uma empresa de produtos alimentícios (a ADM, Archer Daniels Midland) que montou um esquema de fixação de preços no início da década de 1990, nos Estados Unidos, fazendo com que determinados artigos chegassem ao consumidor com preços altos e sem concorrência, já que outras firmas participaram da ilegalidade.

Meio sem querer, Whitacre começa a prestar serviços ao FBI, sendo uma espécie de agente infiltrado na ADM. Ele faz gravações e filmagens comprometedoras, e consegue documentos que podem ajudar a comprovar a fraude. Tudo para que os investigadores possam destrinchar as tramóias da empresa.

No decorrer da trama, percebe-se que Whitacre é muito mais que um mero funcionário bonzinho. É complicado falar muito sobre o enredo de um filme como esse, cercado de surpresas e reviravoltas. Retorno, então, à primeira frase deste post.

Aluguei o DVD de “O Desinformante!” por causa de Matt Damon. Assisti a grandes filmes protagonizados pelo ator, como “Gênio Indomável”, “O resgate do soldado Ryan” e “O talentoso Ripley”. Sem falar em “Onze homens e um segredo” e “Os infiltrados”. E, apesar de “O Desinformante!” não ser ruim, fiquei um tanto desapontado. Quase tudo no filme, aliás, poderia ser classificado assim: as interpretações não são ruins, a trilha sonora não é ruim, o figurino também não. Mas tudo poderia ser melhor. Até mesmo o roteiro, que é bom, mas em certos momentos é um pouco cansativo.

No fim das contas, “O Desinformante!” vale pelo esforço de Damon, que engordou bastante para fazer o papel, e pela história, que é surpreendente. É uma comédia bem interessante, de humor sutil, rasteiro. Mas há filmes com propostas parecidas que são bem melhores que ele. De cabeça, lembro de dois: “Prenda-me se for capaz”, com Tom Hanks e Leonardo DiCaprio; e “O vigarista do ano”, um filmaço, com Richard Gere no papel principal. Se você ainda não os assistiu, assista. Garanto que vai gostar.

This entry was posted in Filmes. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*