O cliente que dorme de calça jeans

Tenho cartão de crédito há quase 5 anos. Nesse tempo todo, não tive nenhum tipo de problema com nenhuma central de crédito. Meu relacionamento com elas sempre foi bom. Seria bem melhor se eu gastasse menos, mas enfim.

Meus limites nos bancos onde tenho conta/cartão são aumentados automaticamente. O que me faz gastar mais (coisa que já decidi a não deixar mais acontecer, quero é gastar menos), é verdade, mas ao menos sobre limite de crédito eu não tenho do que reclamar. Se bem que eu não preciso de tanto limite assim. Meus gastos são, como vocês sabem, com cds, livros e dvds. Daqui a algum tempo terei despesas bem maiores, mas o banco da minha vida vai quebrar meu galho, com certeza. E Cássia vai muito bem, obrigado, com seus cartões.

Então, ainda é estranho, para mim, ver clientes nervosinhos sentados na minha mesa, reclamando de limite baixo no cartão de crédito, não recebimento de fatura, proteção contra perda/roubo e coisas afins.

Se o limite é baixo, ele aumenta. É só pagar o cartão direitinho que a financeira aumenta. Se não aumentar, basta ligar para a central e solicitar, ou ir a um atendimento físico da financeira, se houver.

Não recebeu a fatura? Vai lá e paga. Não tem mistério. É uma questão de ser bom pagador. Dá no mesmo que você emprestar dinheiro a um amigo. O que você espera dele? Que, no dia combinado, ele lhe pague, certo? As empresas de cartão de crédito ou financiamento pensam assim. Quando a fatura do cartão de minha mãe não chega, por exemplo, ela liga para a central, pega o número do código de barras e dá um jeito de pagar. Ficar sem pagar cartão por conta de não recebimento de fatura é coisa de gente que procura qualquer besteirinha pra se irritar.

Óbvio que o certo é o cliente receber a fatura em casa na data correta. Mas vai saber o que foi que aconteceu… Vai que o cara que emite as faturas morreu e não acharam ninguém pra meter no lugar dele (ok, exagerei). Mas muita coisa pode acontecer, e no contrato de todo cartão de crédito há a cláusula que joga a responsabilidade do pagamento, mesmo sem ter recebido a fatura, para o cliente (se você não sabia disso, abra o olho). Ele não pagando, os juros são devidos, sim, senhor.

Tenho a leve impressão de que alguns clientes, que dormem de calça jeans, levantam com os colhões doendo, ou com a periquita soltando faísca, e pensam logo: “hoje vou procurar alguém pra pisar”. Daí vão em lojas ou locais de atendimento ao cliente, para reclamar de qualquer coisa que passe pela sua cabeça.

Às vezes acontece de não haver problema nenhum, mas o cliente que dorme de calça jeans inventa um, só pra dar uma de espertão e fazer uma sessão do descarrego em cima de um coitado de um atendente.

É sério. Acontece.

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