Lançamento de “O véu”, de Luis Eduardo Matta

O querido Luis Eduardo Matta está lançando novo livro. Trata-se do romance “O Véu“, publicado pela Primavera Editorial:

“Araci Quintanilha, proprietária da tradicional Casa Quintanilha de Leilões, no Rio de Janeiro, vive dias de expectativa com a aproximação de um concorrido leilão, no qual estará à venda a misteriosa tela a óleo, ‘O Véu‘. A obra, que todos acreditavam ter sido destruída em um incêndio, havia sido condenada por lideranças muçulmanas de todo o mundo por retratar uma mulher seminua, usando o véu islâmico.

Com uma trajetória marcada pelo sucesso, polêmica, intriga e tragédia, o quadro é associado a inúmeras mortes, inclusive a do pintor, Lourenço Monte Mor. Obscuros segredos ligam o quadro ao assassinato de Abu al-Horiah, em 2005, na Arábia Saudita, líder de uma organização extremista iraniana conhecida por Azadi – responsável por atentados terroristas nas décadas de 1980 e 1990. Com a morte de Abu al-Horiah e de seu filho Arsalan, tido como sucessor na organização, acreditava-se que a atuação da Azadi estivesse definitivamente extinta. No entanto, a organização se rearticula sob o comando de uma mulher, Umm al-Hakika. Sinistros rumores sobre o ressurgimento da Azadi coincidem com a chegada ao Brasil de Mohsen Khajepour, conceituado intelectual iraniano radicado na Suíça. Às vésperas das polêmicas eleições presidenciais iranianas de junho de 2009, Mohsen Khajepour é barbaramente assassinado em circunstâncias misteriosas.

Quando o leilão é anunciado e a opinião pública toma conhecimento de que a polêmica obra ‘O Véu‘ não sucumbiu ao incêndio, Araci Quintanilha se vê arrastada para um redemoinho vertiginoso de acontecimentos nos quais sua segurança está em risco. Ameaçada por terroristas, Araci é tragada por uma conspiração de proporções internacionais, na qual o misterioso quadro se torna a chave de um segredo que pode mudar tragicamente a geopolítica do mundo. Nesse vigoroso thriller de mistério que desafia todas as previsões, todos são suspeitos; nem mesmo as obras de arte são inocentes.” (do release da editora)

O lançamento em São Paulo será amanhã, dia 02 de dezembro, na Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731) e no Rio de Janeiro será dia 04 de dezembro, na Livraria da Travessa (Rua Afrânio de Melo Franco, 290), sendo que ambos eventos estão programados para começar a partir das 18h30.

Se alguém puder conferir o lançamento do livro e dar um abraço no Luis por mim, agradeço.

This entry was posted in Literatura, Livros, QI. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*