Eu não sou jornalista!

Comecei a escrever um post sobre o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, mas o texto ficou tão grande (mais de 10 mil caracteres!) que salvei no Word pra reler depois e ver se vale a pena publicar como coluna no Digestivo.

Como eu realmente queria postar algo sobre o assunto no blog, deixo um trecho do texto. E depois venho aqui dizer se vou publicá-lo no Digestivo ou não.

Primeiro, foi um amigo. Agora há pouco, minha irmã. Ambos disseram que, com o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo, eu sou jornalista. Dei a mesma resposta aos dois: não, eu não sou jornalista.

(…)

Vejo muita gente reclamando no Twitter e nos blogs afora. Mas é curioso como algumas das pessoas que reclamam são as mesmas que, não muito tempo atrás, me desestimulavam quando eu comentava que queria fazer jornalismo. Diziam que o curso é uma droga, que não serve pra nada, que eu estava melhor fazendo Letras porque eu poderia atuar em mais áreas etc. Eu achava engraçado, pensava que a pessoa estava passando por uma daquelas crises que todos nós passamos e seguia com minha ideia de, no mínimo, fazer uma especialização na área.

Hoje, essa vontade está mudando um pouco, e estou começando a gostar da ideia de fazer uma nova graduação. Dura mais tempo que uma especialização, mas acredito que eu sairia no lucro. Às vezes parece que tento desparafusar uma cadeira com uma faca, em vez de usar uma chave de fenda apropriada. Ou seja: às vezes sinto que não tenho a ferramenta correta para fazer minhas atividades, ou, pior, não a conheço. Se alguns (jornalistas!) dizem que o diploma de jornalismo não serve para nada, minha formação em Letras – que está custando a sair, mas sai – também não me servirá pra nada. Mas tanto eles quanto eu estamos mentindo. É óbvio que ambos diplomas servem e servirão. Tudo na vida serve para alguma coisa. Vejam, por exemplo, o bem que faz o esterco.

This entry was posted in A vida como ela é, Imprensa. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

4 Comments