Como desconstruir uma pesquisa eleitoral

Ontem o instituto GPP divulgou uma pesquisa sobre as intenções de voto para José Serra e Dilma Rousseff. Segundo o GPP, a vantagem da candidata petista é de apenas 5,5% em relação ao candidato tucano. A pesquisa foi encomendada pelo candidato a vice-presidente pela chapa do PSDB, Indio da Costa.

O que não é nada de mais. Qualquer um com dinheiro para pagar – e esta pesquisa custou caro: 160 mil reais – pode encomendar o que quiser, desde caminhões de algodão doce a carretas recheadas de diabos-da-Tazmânia. Só não se pode, no caso das pesquisas, deixar de verificar alguns detalhes.

Por exemplo: nesta pesquisa do GPP, foram ouvidas 4.047 pessoas. Mas, destas 4.047, 2.351 são da região Sudeste. Sabe-se que, no Sudeste, Serra tem vantagem sobre Dilma, ainda mais se o eleitorado for de classes mais abastadas.

Já no Nordeste, onde Dilma tem ampla vantagem sobre Serra, foram ouvidos apenas 813 eleitores.

É interessante ver, também, que não fica muito claro se a pesquisa foi realizada “corpo a corpo”, ou seja, ao vivo, a cores, em carne e osso, ou se através de telefonemas. Não que uma seja mais confiável que outra, mas é um detalhe que não ficou lá muito claro na metodologia da pesquisa.

No fim das contas, pesquisas são sempre passíveis de desconfiança, até mesmo a divulgada ontem pelo Datafolha, na qual Dilma tem 12 pontos de vantagem sobre o candidato tucano. É bom ficar sempre com olhos, ouvidos e antenas bem atentos.

This entry was posted in Política. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

4 Comments

  1. tata
    Posted October 29, 2010 at 13:05 | Permalink

    O que vc afirma é falso. Veja no site do GPP todos os dados e informações sobre como foi feita a pesquisa. Por favor, acesse http://www.gpp.com.br/Divulgacao_REL_Eleitoral_Nacional_23_a_25_out.pdf
    É importante que a verdade seja honrada.
    grata.

  2. Rafael Rodrigues
    Posted October 29, 2010 at 13:21 | Permalink

    tata, então diga onde está a falsidade no meu texto, porque todos os dados eu tirei do link que você me passou.

  3. tata
    Posted October 29, 2010 at 14:24 | Permalink

    Rafael, talvez vc não saiba como “ler” as informações do site. Veja que foram pesquisadas mais pessoas no sudeste, porque aqui está o maior colégio eleitoral do país. Para que a pesquisa reflita o universo eleitoral tal como ele é, pe necessáro que sejam ouvidas mais pessoas do sudeste do que do nordeste. è como se fosse uma “mini eleição” – no sudeste ficam cerca de 40% dos eleitores, então os ouvidos na pesquisa devem ser de cerca de 40% de pessoas do sudeste. Volte ao site, leia TODAS as explicaões, desde o começo, estude todos os quadros de resultados e comparativos…..faça isso com calma e verá que vc se confundiu quanto atacou a seriedade da pesquisa. De resto, o GPP tem como clientes empresas como os Correios (federal) e a Vivo, ou seja, é instituto serio que não iria perder sua crediilidade no mercardo por meros 160 mil. Abs e boa eleição. Eu voto no Serra …..não quero ver boa parte do dinheiro do Petróleo do Pré-Sal ser “loteado” entre os amigos do “rei”. O Lula fez um bom govero porque recebeu um país saneado das mãos do FHC, manteve a política econômica do FHC e teve muuuita sorte com a situação econômica mundial. Além disso, expandiu programas sociais do PSDB e criu o bolsa família, com o qual passou a garantir os votos de uma imensa massa de brasileiros que continuam SEM educação e sem esperança de terem capacitaçao para arrumarem um emprego – dependem do bolsa família e assim cintiuarão num eventual governo Dilma ( posto que viraram votos de cabresto, pago com dinheiro público, ou seja, dos nossos impostos). Faça uma anáise profunda da economia de veja o que que fato aconteceu e QUEM fez o quê. E veja quanto dinheiro foi desviado e quando os gastos do governo aumentaram. O mensação foi só o ocmeço. Se a Dilma ganhar, teremos um pais onde metade da população vai depender do bolsa família …..e esse o pais que vc quer? |u vc quer um pais onde um bolsa-família seja dado com a contra-partida de que os beneficiários mandem seus filhos pra escola |(como Serra e FHC exigiam) ? O FUTURO DO BRASIL NUNCA ESTEVE TÃO NAS MAOS DOS ELEITORES COMO NESSA ELEIÇÃO………….ESPERO QUE AS PESSOAS ACORDEM A TEMPO. Abs. Tata

  4. Rafael Rodrigues
    Posted October 30, 2010 at 12:46 | Permalink

    Tata, não vou levar adiante essa discussão porque não há argumento que consiga mudar sua opinião. Você crê piamente no que é dito pelo PSDB e não enxerga – ou não quer enxergar – o outro lado. Eu, ao contrário, procuro conhecer as diversas versões sobre um mesmo fato, compará-las e chegar a uma conclusão. Sugiro que você faça o mesmo, a partir de agora. A pesquisa da GPP é, sim, tendenciosa, não importa o que você diga nem quantos anos de mercado tenha a empresa. Assim como foi tendenciosa a cobertura que Folha de São Paulo, Veja, Globo e O Estado de São Paulo fizeram destas eleições.

One Trackback

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*