Cinema de Bordas no Itaú Cultural

No momento em que começo a escrever este post o relógio do computador marca 01:34 da manhã. Há poucos minutos vi, no Programa do Jô, uma entrevista com o cineasta capixaba Manoel Loreno, da cidade de Mantenópolis.

Seu Manoelzinho, como também é conhecido, se apaixonou pelo cinema quando jovem, e há anos vem praticando a sétima arte com muito amor e força de vontade, coisas que já foram mais presentes no meio artístico. A falta de dinheiro e as limitações técnicas não impedem Manoel Loreno de fazer seus filmes. Ele conta com a ajuda da população de sua cidade, e aparentemente com alguma contribuição do governo municipal, como deixou a entender ao agradecer, no fim da entrevista, ao prefeito da cidade e à secretaria de cultura do município.

Manoel é um dos cineastas – sim, ele é um cineasta – convidados para a mostra Cinema de Bordas, promovida pelo Itaú Cultural. O evento, que teve início no último dia 19 e segue até dia 24 de abril, domingo próximo, exibe filmes produzidos praticamente sem – ou sem, mesmo – recursos, de todos os cantos do país.

Ontem, dia 20, quem foi ao Itaú Cultural teve a oportunidade de participar de um bate-papo com Seu Manoelzinho, mas quem não foi e tiver interesse de ao menos assistir a alguma produção deste guerreiro do cinema, poderá fazê-lo no sábado, quando será exibido o filme “A gripe do frango”, às 16:00.

A entrevista com Manoel Loreno no Programa do Jô deve estar disponível na rede ao longo do dia, no YouTube ou no portal G1. Recomendo que tirem um tempinho nesse feriado para assisti-la. Pode ter sido impressão minha, mas me parece que o Jô Soares ficou emocionado e demonstrou um enorme respeito pelo Manoel, um homem que foi servente de pedreiro e faxineiro, não sabe ler nem escrever, mas faz cinema.

Maiores detalhes sobre o Cinema de Bordas você confere neste link: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2716&cd_noticia=7075

This entry was posted in Filmes, Mural. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

2 Comments