A desgraça de ser um escritor jovem

O título do post é o título de uma das crônicas do volume 5 da Obra Jornalística de Gabriel García Márquez, lançado pela editora Record no fim de 2006, livro que estou degustando aos poucos, e que vale cada centavo que custa.

Gostei demais dos trechos abaixo; e então resolvi compartilhar com vocês.

“… o entusiasmo quase pueril com que entram em concursos os escritores que hoje têm a mesma idade e as mesmas ilusões que eu tinha então me faz pensar que eles não compartilham meus receios, e sim o contrário, e que muitos não escrevem por uma necessidade iniludível, como deve ser, mas apenas para ganhar um concurso, e isso é algo que deve alarmá-los, como me alarma, se na realidade estão dispostos a entrar com o pé direito no inferno dos grandes escritores.”

“O caso é este: não há desgraça maior neste mundo que a do escritor jovem. Sobretudo nestes tempos funestos em que está na moda ser famoso. Antes, quando nós escritores jovens escrevíamos porque não havia outra solução…”

O texto, publicado em 1981, não poderia ser mais atual.

This entry was posted in Citações, Livros. Bookmark the permalink. Post a comment or leave a trackback: Trackback URL.

One Trackback

Post a Comment

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*